Audiência Pública_IndependênciaA situação do Fórum da Comarca de Independência é, de acordo com o advogado José Gomes Soares, preocupante. Com atuação de mais de 20 anos na cidade, o advogado afirmou que este momento é crítico para o andamento da justiça. “Não vejo a menor condições de voltar à normalidade”, salienta. Assim como José Gomes, outros advogados estarão reunidos na audiência pública a ser realizada nesta sexta-feira (1°), a partir das 9 horas, no Rutilo Esporte Clube, em Independência, para debater a situação do sistema judiciário naquela Comarca.

A audiência, promovida pela Subseção de Crateús, será conduzida pelo presidente local da OAB, Ismael Pedrosa Machado. O encontro tem o objetivo de buscar uma solução para alguns entraves, como demora na nomeação de Juiz Titular, na criação da 2ª Vara e na abertura de uma unidade do Juizado Especial.

De acordo com José Gomes, após a audiência, será produzido um documento a ser encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará por intermédio da OAB-CE. “Não podemos mais permanecer nessa situação. É um prejuízo também para a sociedade”, destaca. Outro pleito da OAB-CE é a construção de um prédio para o fórum, uma vez que o fórum da cidade funciona no mesmo prédio de uma agência bancária, contrariando determinação do Conselho Nacional de Justiça. O prédio também não tem condições de acessibilidade a deficientes físicos e idosos. Segundo o presidente da Subseção, a Comarca de Independência está há quase sete anos sem a realização de uma inspeção do Tribunal de Justiça. A audiência foi resultado de uma reunião com os advogados que atuam na cidade.