ArianoO presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, manifestou o seu pesar diante da morte do advogado e escritor paraibano, Ariano Suassuna, ocorrida na tarde quarta feira (23), no Recife, onde morava. Suassuna estava com 87 anos. Ele foi internado na segunda-feira (21), depois de sofrer um acidente vascular cerebral, foi operado e ficou em coma até falecer. “Estamos todos de luto na OAB-CE, pela morte de um advogado, artista e intelectual brasileiro, que só engrandeceu este país com sua obra”, afirmou.

O presidente da OAB-CE lembrou que Suassuna chegou a estar agendado para participar do I Encontro de Advogados do Sertão, realizado em maio, no Crato, mas que teve que declinar do convite, “porque ele já estava com a saúde muito fragilizada”, recordou. Na semana passada, finalmente, o escritor concluiu o livro O jumento Sedutor, que ele vinha escrevendo há 33 anos “O Brasil perdeu um nome que à vida toda defendeu a cultura brasileira e a nordestinidade”, completou Valdetário.

Em nome de toda a advocacia, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, também lamentou a morte de Ariano Suassuna. “O paraibano Ariano Suassuna foi um homem sempre à frente do seu tempo. Seu talento não era apenas artístico, mas também jurídico, pois por muitos anos dedicou-se à advocacia. Sabia como poucos retratar o Nordeste em suas peças, autos e poemas. Uma perda inestimável”, lamentou o presidente nacional da OAB.

O corpo do escritor e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna, será enterrado no final da tarde de hoje (24), no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

(Com informações do: www.oab.org.br e g1.globo.com).