IMG_0440A abertura do Simpósio que coloca o Direito de Família em debate aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Defensoria Pública. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), com o apoio da OAB-CE, e foi dividido em dois painéis, abordando temas atuais e que estão relacionados com questões vivenciadas no cotidiano.

Na ocasião, a secretária-geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, representando o presidente Valdetário Andrade Monteiro, parabenizou a iniciativa da Defensoria Pública por que trazer grandes nomes do Direito de Família para debater esta instituição que é tão importante, além de trazer temas atuais para magistrados, promotores de justiça, procuradores e advogados. Segundo Roberta Vasques, “a rodada de debate representa uma troca permanente de conhecimento, pois a família vem passando por diversas transformações sociais, e é salutar que debates como este sejam promovidos”.

O presidente do IBDFam Nacional, Rodrigo da Cunha Pereira, ressaltou que debater as questões do direito de família simboliza avanço. “As questões do direito de família são inerentes aos sujeitos, pois todos têm família, e todas as famílias têm problemas. E o nosso objetivo é desvendar esses problemas, e enxergá-los sob uma nova perspectiva, uma vez que o nosso poder judiciário se encontra muito atarefado e caótico e muitas vezes não priorizam essas questões. Portanto, a nossa luta é para construirmos um direito de família mais humano”, salienta.

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho, reforçou a importância do debate para encontrar soluções que minimizem o problema da alienação parental e das famílias desconstruídas, para assim construirmos uma sociedade de cidadãos melhores.

A presidente do IBDFam, Ângela Sobreira, afirmou que para falar sobre família é preciso conjugar o verbo amar e que a falta dele é o maior de todos os males da humanidade e responsável por todas as uniões desfeitas e pela alienação parental.