Trabalhador RuralO Tribunal Regional do Trabalho do Ceará realiza, nos dias 4 e 5 de dezembro, o primeiro Seminário sobre Trabalho Seguro no Ambiente Rural. Com o tema promoção da saúde, prevenção de acidentes e combate ao trabalho infantil, o evento integra um conjunto de ações regionais realizadas pelo Programa Trabalho Seguro com o objetivo de contribuir para a diminuição de acidentes de trabalho no Ceará.

“Queremos sensibilizar a sociedade sobre os problemas sérios relacionados a doenças e acidentes de trabalho no campo”, diz o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto. Ele explica que este é o primeiro de uma série de seminários que serão realizados em diferentes regiões do Estado no próximo ano para discutir o assunto.

“A comercialização ilegal e o uso incorreto de agrotóxicos na Serra da Ibiapaba, por exemplo, é caso de polícia”, afirma o coordenador da fiscalização do trabalho rural na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Sérgio Carvalho. Ele é um dos palestrantes do Seminário e vai falar sobre atuação dos auditores fiscais do trabalho no campo.

Além da problemática da exposição do trabalhador a agrotóxicos, também serão debatidos o uso de máquinas agrícolas, a proteção previdenciária do trabalhador rural e o trabalho infantil no meio rural.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 28 de novembro no site do evento (www.trt7.jus.br/trabalhoseguro). As vagas são limitadas à lotação do auditório, que comporta 200 pessoas. Os participantes receberão certificado com 6 horas/aula. O Seminário acontece na Escola Judicial do TRT/CE, localizada na Rua Vicente Leite, nº 1281, 4º andar, Aldeota, Fortaleza.