Juiz IcóNa tarde da última terça-feira (27), Irielton Bezerra tomou posse como juiz titular da Vara Única da Comarca de Icó. Ao assumir o posto, o magistrado foi recepcionado pelos serventuários da justiça e, na oportunidade, foi apresentado ao magistrado a situação da comarca bem como estatísticas processuais. Também na Comarca de Icó, Bruno Gomes Benigno Sobral assumiu o cargo de juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC).

A nomeação dos magistrados põe fim à um problema antigo da cidade já apontado pela OAB-CE: a falta de magistrados. Em maio de 2013, um outdoor na entrada da cidade apontava para a carência de juiz na cidade. Os outdoors, que estampavam em letras garrafais a frase “Procura-se um juiz de direito, titular, para a cidade de Icó-Ceará”, foram espalhados na entrada da cidade pela CE-282, rodovia estadual que liga Icó à cidade de Iguatu, no Centro-Sul cearense.

Na época, a 2ª Zona, sediada em Iguatu e que tem Icó como integrante, eram 18 vagas desocupadas das 25 vagas totais, ou seja, cerca de 72% das vagas estavam sem juiz titular. Mais do que um fenômeno de divulgação e marketing da situação por que passou a cidade de Icó, no âmbito judicial, o fato apontou para a situação da carência de juízes em todo o Ceará, estimado em 122, segundo a Associação Cearense de Magistrados (ACM).