Dia Internacional da MulherA OAB Ceará promoverá, no próximo dia 12, a partir das 19h, na Federação da Indústria e do Comércio (Fiec), uma homenagem a cinco advogadas ex-conselheiras como reconhecimento ao trabalho dedicado à advocacia cearense. As homenageadas são Jacirema Leda Moreira, Julieta de Lima, Paula Francinete Benício Borges, Maria Elêusis de Alencar Monteiro, Rosângela Maria Carvalho Viana e Suely Nogueira de Holanda. A homenagem integra a programação institucional em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Na ocasião, haverá a palestra “O papel transformador da mulher advogada”, ministrada pela Defensora Pública, Mônica Barroso.

Semana da Mulher

Na próxima semana, que marca as comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a OAB-CE participará, juntamente com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da “Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa”, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A “Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa” acontecerá a partir da segunda-feira (9) e se estenderá até a sexta-feira, 13 de março em todo o Brasil. Neste período, haverá uma força tarefa na realização de audiências de instrução e julgamentos de processos em que a mulher seja vítima de violência doméstica, principalmente as de homicídio.

A OAB-CE passou a integrar o projeto a convite da desembargadora Sérgia Miranda. De acordo com a secretária geral da OAB-CE, Roberta Vasques, a instituição está em permanente vigilância no combate e na prevenção de violência contra a mulher, com o intuito de contribuir na maior celeridade na instrução e julgamento desses processos. “A OAB Ceará repudia qualquer tipo de violência contra a mulher fazendo-se necessária a discussão e a preocupação da sociedade com essa problemática”, salienta.