OAB-CE e CEFO presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), apoio à campanha contra a abertura de capital da Caixa Econômica Federal (CEF). O anúncio foi feito durante visita dos advogados da instituição, André Justi, Luiz Arthur Marques Soares e Juvenal Arruda Furtado, à sede da OAB-CE. Juntos, os advogados representam a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef).

“A OAB-CE quer a Caixa Econômica 100% pública e por isso é totalmente válida a instituição ingressar nessa campanha para defender um patrimônio nacional e do povo brasileiro”, disse. Valdetário Monteiro ainda salientou que oficiará deputados estaduais, federais e senadores para que promovam um debate com o propósito de evitar a abertura de capital da CEF para o setor privado. O presidente ressaltou, ainda, que proporá, no Colégio de Presidentes de Seccionais, que ocorrerá na próxima quinta-feira (5), em Florianópolis, apoio nacional à campanha.

Segundo o advogado André Justi, a campanha objetiva evitar a abertura de capital da Caixa Econômica para o setor privado por entender que esta condição ferirá os interesses institucionais. A reunião contou com a presença do vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar; o secretário geral Jardson Cruz; o tesoureiro Marcelo Mota; e o advogado e conselheiro estadual Bruno Queiroz.