Entrega de Carteira_16 JUL“Exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição” é o trecho do juramento que transforma os antigos bachareis em Direito em novos advogados e advogadas. Parte do juramento reflete o compromisso e a responsabilidade com as quais os profissionais assumem a partir deste momento. Para isso, é preciso dedicação e perseverança, tendo o constante aperfeiçoamento como uma premissa básica para a construção e consolidação de uma carreira na advocacia.

A tomada de compromisso realizada na manhã desta quinta-feira (16), no Conselho Seccional, reúne novos advogados que realizaram o sonho de receber a tradicional “vermelhinha” e, como isso, passam a defender “a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

“Este é um momento de felicidades para toda a família. Pais, familiares e amigos sabem da importância de, hoje, os novos advogados e as novas advogadas receberem uma carteirinha que permitirá trabalhar para o bem da sociedade”, disse o presidente Valdetário Andrade Monteiro. Em seu pronunciamento, o presidente aproveitou a oportunidade para ressaltar cada conquista obtida nos dois anos de mandato em que esteve frente à presidência da OAB-CE, como a interiorização institucional, por exemplo.

“A OAB deve estar presente aonde o advogado estiver. É nosso dever proporcionar a melhor estrutura, o melhor serviço para que o fortalecimento da categoria seja uma constante”, salientou. Durante a solenidade de entrega de carteira, o presidente afirmou, ainda, que a perseverança é fundamental para consolidar a carreira.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, desejou sucesso e dedicação aos novos profissionais. Ressaltou que a instituição possibilita a atuação dos advogados em uma das 60 comissões. “É importante que o advogado participe, contribua e trabalhe também para o fortalecimento da Ordem”, disse.

O secretário geral da instituição, Jardson Cruz, incentivou os novos advogados, ressaltando a importante política de capacitação institucional, a qual vincula descontos na anuidade à participação em cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA).

Para o diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho, a Escola Superior de Advocacia é um centro do pensamento jurídico, onde são promovidos cursos e capacitações em temas contemporâneos do Direito e que possibilitam o debate sobre a área, bem como o desenvolvimento acadêmico a partir do intercâmbio de professores de outros Estados.