IMG_2165A Sala de apoio ao advogado no Tribunal de Contas do Município (TCM) recebeu o nome do jurista Epitácio Quezado Cruz, durante solenidade de descerramento de placa, na manhã desta terça-feira (21). Na ocasião, a diretoria da OAB Ceará esteve representada pelo presidente Valdetário Andrade Monteiro; o secretário geral Jardson Cruz; e o tesoureiro Marcelo Mota. Conselheiros da Ordem também estiveram presentes ao evento.

O presidente Valdetário Monteiro destacou que o TCM, nessa gestão, tem acolhido muito bem a OAB e toda a comunidade jurídica. Sobre o agraciado, Valdetário disse que Epitácio é um nome que homenageia toda a advocacia cearense, além de homenagear também o próprio Tribunal. “Durante o seu exercício profissional, Epitácio honrou tanto a advocacia como o TCM. Ele honrou os seus dois trabalhos”, afirmou. Monteiro frisou que “espaços como este são definitivos para a advocacia”. O secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz, fez uma saudação inicial aos familiares do homenageado.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, pontuou que Epitácio foi o primeiro procurador geral de contas da casa. “E essa sugestão do nome da sala foi muito importante, por ter vindo de uma entidade de grande respeito. Epitácio não foi somente um grande cearense, mas também alguém que teve uma boa relação com o TCM”, destacou. Francisco Aguiar finalizou o seu discurso afirmando que o intuito é fortalecer a parceria da instituição com a OAB Ceará.

Epitácio Quezado Cruz nasceu no povoado Santos Dumont, no município de Jardim, no Ceará, em 1928. Completou o curso de Licenciatura em Línguas Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, em 1953. Colou grau como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará em 1954. Foi inscrito nos quadros da OAB-CE, sob o nº 765, em 1955, recebendo a carteira nº 722. Na época, o presidente da Ordem era Olinto Oliveira.

Epitácio foi jornalista profissional; procurador do Conselho de Contas dos Municípios; deputado estadual (1963-1967); secretário da Fundação Educacional Edson Queiroz; Secretário Geral da Universidade de Fortaleza (Unifor); diretor do Centro de Ciências Humanas e professor das disciplinas de Direito Comercial e Administrativo.