presidio1A Coordenadoria de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) efetuou a doação de 900 Bíblias para as detentas do presídio Auri Moura Costa, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A doação ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e contou com a presença do presidente da Ordem cearense, Valdetário Andrade Monteiro, e do secretário de Justiça, Hélio Leitão.

“A palavra de Deus é, sem sombra de dúvidas, algo que traz conforto e um novo norte. É louvável a iniciativa da Coordenação de Liberdade Religiosa da Ordem em trazer não só a Bíblia como livro físico, mas uma palavra de aproximação da sociedade com as detentas. A ressocialização só é possível com essa aproximação. Acredito que nós hoje cumprimos um importante papel”, disse o presidente da OAB-CE.

esc3_desfoque“Estamos dando o pão espiritual. A época do Natal é uma oportunidade que as pessoas têm de repensar suas vidas. A OAB Ceará, por meio de parcerias, conseguiu essas Bíblias e a expectativa é que as detentas tenham a oportunidade de renovar a esperança, bem como o desejo de mudar e retornar para a sociedade como cidadãs”, destacou o advogado Robson Sabino, coordenador dos Estudos de Liberdade Religiosa.

Henrique Simplício, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, instituição que doou as Bíblias, destacou a diferença que a ação fará na vida das detentas. “É dezembro, e é Natal, época em que com certeza nos lembramos do nosso Salvador, Jesus Cristo. Por isso, a igreja, por meio dessa parceria com a OAB-CE, sentiu que tinha de dar um presente às pessoas necessitadas e carentes, principalmente as que estão no presídio, privadas de suas liberdades. Não existe presente melhor que um livro, e o livro dos livros, que é a Bíblia, com certeza fará a diferença na vida de todas”, disse.

ARTESANATO
Ainda na manhã desta terça-feira (10), algumas detentas do Auri Moura Costa receberam a carteira de artesãs profissionais, emitida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

Na oportunidade, o secretário de Justiça, Hélio Leitão, destacou que “é uma linha fundamental e prioritária da nossa gestão a humanização do sistema prisional, que passa pelo oferecimento de alternativas de trabalho, emprego, renda, arte, cultura, e educação. Ou é isso ou essas pessoas, em regra, provenientes de um ambiente social muito vulnerável, tenham a forte propensão de voltar a delinquir, de modo que nós temos que dar alternativas, humanizando o sistema prisional e dando chance de trabalho, emprego e renda”.