Ouvidoria no Dia a Dia da Advocacia_siteA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), realizará, na próxima sexta-feira (4), às 9h30, na sede da Ordem, a IV edição do evento “Ouvidoria no dia a dia da advocacia”. O momento contará com apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará e do Coral da Ordem Cearense. O evento é uma iniciativa da Ouvidoria da OAB-CE, e homenageará quatro personalidades que contribuem com o fortalecimento da advocacia no Estado.

Realizado desde 2010, o encontro tem como principais objetivos divulgar os trabalhos realizados pela Ouvidoria da OAB-CE, homenagear personalidades que contribuem ativamente para a disseminação do tema, bem como o fortalecimento da advocacia e democratização da Ordem. Na ocasião, a ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha, falará sobre os avanços da Ouvidoria, bem como a importância do órgão para a classe advocatícia e para o pleno exercício da cidadania.

A Ouvidoria da OAB-CE foi criada em 1999 para atender a sociedade e os advogados e advogadas, a fim de favorecer o diálogo e a democratização. É importante instrumento de cidadania que está à disposição de todos os setores da sociedade.

Homenageados 2015

José Eduardo Martins Cardoso: É advogado e atual Ministro de Justiça. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1980, um ano antes de se formar em direito pela PUC, onde fez mestrado e doutorado. Aos 28 anos, iniciou a vida pública no cargo de secretário municipal de São Paulo, entre 1989 e 1992. Seu trabalho ganhou repercussão por ter sido o proponente das denúncias de corrupção contra vereadores da bancada que apoiava o prefeito Celso Pitta, do Partido Progressista Brasileiro. Presidiu a CPI da Máfia dos Fiscais, em 2000.

Alfredo Marques Sobrinho: É jornalista e advogado. Atuou na defesa das vítimas da Ditadura Militar junto à Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, da Secretaria de Justiça do Ceará e junto ao Ministério da Justiça em Brasília. Presidiu o Juizado Arbitral do Estado do Ceará, bem como a Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-CE.

Pedro Henrique de Oliveira Pereira: É pós graduando em Direito Processual Civil pela Unifor, fundador do Portal Nação Jurídica e coautor das obras “Cadernos de Filosofia do Direito” e “Ensaios de Direito Público e Privado”.

Francisco Deusmar de Queirós: É empresário, formado em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e fundador e diretor do Grupo Pague Menos. Em 1974 ingressou no magistério como professor na Unifor. Em 1980 assumiu a coordenação do curso de Economia da referida Universidade. É ainda mantenedor da Fundação Educacional Deusmar Queirós, que presta relevantes serviços à sociedade.