plantaoO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, esteve à frente do plantão da Ordem na tarde deste domingo (14) para acompanhar as manifestações em Fortaleza, organizadas pelos grupos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ao final do trabalho, destacou o objetivo da força-tarefa. “A OAB Ceará cumpriu uma missão institucional muito importante. Estivemos vigilantes às manifestações. A nossa preocupação era garantir o Direito Constitucional da livre manifestação e reunião das pessoas. Torcíamos que tudo transcorresse em paz. O nosso propósito foi atingindo e nós, mais uma vez, demos uma lição de democracia e cidadania”, destacou o presidente.

O plantão da OAB-CE ocorreu em duas frentes. Uma equipe se concentrou na sede da instituição sob o comando do presidente. E outra foi conferir as mobilizações no Aterro da Praia de Iracema, sob a coordenação do advogado José Navarro, do Centro de Apoio. “É de fundamental importância a participação ativa da Ordem cearense nesse momento pelo qual o país atravessa. Tivemos a oportunidade de conferir as manifestações de forma pacífica e tranquila, no exercício da efetiva democracia por parte da população”, disse Navarro.

Presente no plantão, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, advogado Deodato Ramalho, falou a respeito do objetivo da iniciativa. “Estamos no plantão para garantir que todas as manifestações sejam feitas de forma ordeira e garantir o direito de expressão. A OAB precisa estar presente nesses momentos, no cumprimento do seu papel social”.

Olga Loiola, membro da Comissão de Ética na Política destacou a atuação histórica da OAB na luta pela democracia. “A Ordem como importante órgão de defesa do Estado Democrático de Direito está vigilante nesse momento tão importante. Nós estamos presentes para ajudar a garantir que esse movimento seja feito da forma mais pacífica e dentro dos mecanismos legais possíveis”.

Também participou do plantão o advogado Paulo Oliveira (membro do Centro de Apoio); Rodrigo da Costa (diretor tesoureiro adjunto); Raphael Mota (presidente da Subseção da Região Metropolitana de Fortaleza); Sávio Aguiar (presidente da Comissão de Direito do Consumidor) e Andrei Aguiar (presidente da Comissão de Sociedade de Advogados).

Manifestações em Fortaleza

De acordo com os organizadores, pelo menos 50 mil pessoas participaram das manifestações no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. A  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado informou que 180 policiais militares participaram da segurança durante as manifestações.