esc1O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Marcelo Mota, conduziu, na manhã desta terça-feira (03/05) mais uma sessão solene de entrega de carteiras para 35 novos advogados. Na ocasião, estavam presentes o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Erinaldo Dantas e o diretor-tesoureiro da Escola Superior de Advocacia (ESA), Edson Portela.

Marcelo Mota começou a solenidade parabenizando os novos companheiros de profissão pela conquista no Exame de Ordem. Falou sobre a quantidade de mulheres que estavam presentes para receber a carteirinha, número maior que de homens, e o quanto isso é uma vitória. “A nossa sociedade ainda é machista, mas hoje podemos ver vitórias das mulheres que compõem cerca de 45% do quadro da Ordem e ainda tem como vice-presidente uma mulher pela primeira vez na história”.

esc2Mota também destacou o Ano de 2016 instituído como “Ano Clóvis Beviláqua”, uma homenagem ao jurista cearense autor do primeiro Código Civil. O presidente lembrou ainda das conquistas obtidas pelo mundo da advocacia, entre elas o advento do Novo Código de Processo Civil, a possibilidade de ser feita uma sociedade unipessoal de advocacia, bem como a oportunidade de optar pelo Simples Nacional.

A respeito do aumento das custas judiciais no Ceará e da limitação da banda larga, Marcelo Mota destacou que a Ordem “vem atuando fortemente contra essas duas questões, por acreditar que ambas são um retrocesso para a sociedade”.

Erinaldo Dantas, presidente da CAACE, destacou a importância dos novos advogados para sociedade, “que saem agora da teoria para a concretude”. Explicou ainda a importância da Caixa de Assistência, que atua como braço assistencial da Ordem e os seus benefícios para os associados. “A Caixa oferece descontos para os conveniados em diversas áreas, fornece transporte para os advogados em locais específicos e ainda irá, até junho, disponibilizar um aplicativo a fim de facilitar a consulta por locais de desconto”, informou.

Já o diretor da ESA falou sobre a importância que a capacitação tem para todo advogado, dos cursos gratuitos que a Escola oferece e do projeto de treinamento online que estará disponível até o fim do mês de maio. “A ESA tem pautado seus cursos para atualizar os advogados, afinal a capacitação é um diferencial para todo profissional. É pensando nisso que, até o fim deste mês, estaremos disponibilizando em nosso portal a área de cursos online para que o advogado possa se capacitar em qualquer local”, falou Portela.