caixa21Nesta terça-feira (26/07), a sede da OAB Ceará foi palco do lançamento da campanha de combate ao caixa 2, realizada pela Ordem em parceria com a CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil). Doze subseccionais do Estado também lançaram a campanha hoje no Interior.

A solenidade, que foi conduzida pelo presidente Marcelo Mota, teve o objetivo de explicar a importância da ação e conclamar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização de candidatos e partidos nas eleições. A campanha tem a participação efetiva do CNBB, por meio das igrejas em todo o país.

Ao abrir os trabalhos, Mota ressaltou a importância da iniciativa e convocou a sociedade civil a participar do movimento. “A campanha contra o caixa 2 oferece à população vários canais de comunicação. Queremos que a sociedade se sinta acolhida e se encoraje a participar”, disse.

As denúncias podem ser feitas por três canais. A Ordem disponibiliza o 0800.724.2116 no horário comercial, uma página específica   para a denúncia que pode ser acessada por meio do site e pelo aplicativo do Conselho Federal – contra o caixa 2. Ressalte-se que qualquer cidadão pode denunciar. As informações obtidas serão analisadas. “Se consideradas práticas prejudiciais à lisura das eleições, serão encaminhadas à Justiça Eleitoral”,

Para Clara Germana, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), “as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre as novas regras eleitorais e a campanha vai auxiliar na compreensão das leis”. Além do CRC, outras entidades apoiam a inciativa, como a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap).

Ainda na solenidade, todos os participantes receberam um kit com cartaz, adesivo e cartilha da campanha de combate ao caixa 2. “Esse material é muito mais uma provocação a essa sociedade. Uma campanha que nos faça assumir o papel de cidadão, denunciando”, disse o publicitário Marcelo Lavor.  mm

CNBB explica participação das Igrejas

O assessor para a CNBB, Padre Gilson Soares, explica que a Arquidiocese de Fortaleza também estará recebendo as denúncias. Ao todo, cerca de 150 igrejas estão envolvidas. “Basta o eleitor ir a qualquer paróquia da Capital e ele consegue fazer a denúncia.”

Segundo o presidente da Comissão de Ética na Política da OAB-CE, Rafael Reis, a parceria com a CNBB possibilita que a campanha ganhe ainda mais capilaridade. “Chegaremos nos mais diversos locais em todo o país.”