juridico2O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, será empossado presidente de honra da Academia Brasileira de Cultura Jurídica. A solenidade marcará a instalação e posse dos membros da Academia, que ocorre nesta quarta-feira (24/08), a partir das 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Trata-se de um importante evento para a comunidade jurídica, pois contará com a presença de juristas locais e nacionais.

Para Mota, a criação de academias também fortalece a disseminação da cultura jurídica. “Incentivar a criação de academias vai ao encontro do que é plantado pela OAB. É muito nobre a criação dessa academia no Estado do Ceará, para enaltecer os operadores do direito, fazendo com que a comunidade jurídica se fortaleça

“O intuito maior é efetivamente a promoção da cultura jurídica, tão relegada pela modernidade vigente, bem como a pesquisa sobre o pensamento jurídico brasileiro, que mesmo diante das múltiplas influências, tem despertado interesse na pesquisa científica. Teremos muitas atividades abertas ao público e esperamos ofertar um contributo nessa temática para a sociedade local e nacional”, ressalta José Moaceny Félix Filho, presidente eleito.

Com sede no Ceará, a novel academia cultural promoverá o estudo, a pesquisa e o debate sobre os mais diversos ramos do direito e contará com a participação, em sua formação inicial, de advogados, membros da magistratura, do ministério público e de professores universitários de várias disciplinas. Inicialmente, tomarão posse 30 membros de um total de 40, além dos membros chamados ‘honorários’.

O objetivo da Academia é promover um debate sobre o pensamento e a cultura jurídica, difundindo o conhecimento e maior formação para a comunidade jurídica e para a sociedade em geral.