A OAB Ceará convoca coletiva de imprensa para às 13h30 desta sexta-feira (30/09). Na ocasião, a diretoria vai esclarecer sobre a instauração de processos contra novos advogados e reincidentes investigados na segunda fase da Operação Expresso 150 e Operação Capuccino da Polícia Federal. As investigações tratam a respeito da compra de liminares durantes os plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Na última quarta-feira (27/09), 14 advogados foram levados coercitivamente para prestar depoimento na Polícia Federal. Na segunda fase da operação, a PF investiga crimes como associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A investigação colheu diálogos pelo aplicativo WhatsApp entre advogados. Durante as conversas, os profissionais trocaram informações a respeito de acordos sobre a venda de liminares nos plantões judiciais.

Novos envolvidos

A segunda fase da Operação Expresso 150 revelou a participação de novos advogados, que terão os casos apreciados pelos TED nos próximos dias.

Investigados

Até agora, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Ceará julgou 13 advogados envolvidos no esquema. Destes, seis foram absolvidos, seis foram suspensos, cautelarmente por 90 dias, e outro ainda está tendo o processo analisado. Até outubro, o TED vai julgar o mérito dos advogados suspensos.

Coletiva de Imprensa
Local: OAB Ceará (Rua Lívio Barreto, 668)
Data: 30 de setembro
Mais informações: 3216.1624