whatsapp-image-2016-10-20-at-09-28-15Na manhã desta quinta-feira (20/10) a Comissão de Direito Ambiental da OAB Ceará participou da campanha “Água, a responsabilidade é nossa” na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza. O evento, realizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do da Região Metropolitana de Fortaleza, ao qual a Comissão integra juntamente com outros órgãos, teve como objetivo informar e alertar à população quanto à crise hídrica que o estado vem enfrentando nos últimos anos.

O Ceará está passando pelo seu 5º ano consecutivo de seca, atualmente 96 dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) estão abaixo de 10% da sua capacidade. Ou seja, o estado até com 8,56 da sua capacidade de acumulação.

Entre os tópicos levados à sociedade pelo comitê, estava a necessidade do uso adequado da água, pois existe um uso inadequado de recursos naturais que pode gerar futuramente falta de água, segundo a cartilha do Comitê.

O presidente da Comissão, André Alves, destacou a importância do evento. “É uma realização de grande valia para a conscientização da população acerca da grave situação hídrica pelo qual passa o estado do Ceará, assolado por uma seca que perdura longos cinco anos. Caso não sejam tomadas medidas drásticas, sobretudo de uso racional da água, tal estiagem poderá culminar com o colapso dos nossos recursos hídricos”, diz o presidente.