whatsapp-image-2016-10-21-at-16-38-34Crimes na internet são cada vez mais comuns, muitas vezes, as pessoas cultivam a sensação de que o ambiente virtual é uma terra sem leis, com o intuito de desmistificar essa problemática a Comissão da Mulher Advogada e a Associação dos Peritos em Computação Forense (Apecof) realizaram, nesta sexta-feira (21/10), o “I Seminário Cearense de Crimes Digitais”. O evento, que aconteceu na Defensoria Pública do Estado, debateu sobre o direito digital, a violação aos direitos humanos na internet aliado também ao direito da mulher.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manuela Praxedes, a iniciativa tenta suprir uma lacuna deixada pela faculdade de direito, onde a temática ‘direito digital’ não explorada na academia. “O estudante de direito precisa ter conhecimento sobre os crimes que ocorrem na internet, portanto a OAB mulher a Apecof se uniram para trazer essa temática para o mundo jurídico e para a sociedade. Queremos traçar metas para diminuir e combater esses crimes”, explica.

“Esse seminário fala sobre crimes comuns que acontecem no meio digital. Sempre que qualquer tipo de situação criminosa ocorre através da internet, é um desafio muito grande para se comprovar . Nesses casos, a vítima deve sempre procurar um advogado de direito digital ou um assistente técnico de defesa, para realizar a denúncia e se resguardar a partir disso”, ressalta o presidente da Apecof, Marcos Monteiro.

O evento ainda conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Caixa de Assistência do Advogado (CAACE), Defensoria Pública Geral do Estado e Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP).