justicaO Pleno do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Ceará, em sessão sigilosa dessa quarta-feira (26/10), referendou a decisão monocrática assinada pelo presidente José Damasceno Sampaio no último dia 30 de setembro, para suspender por 12 meses os advogados Mauro Rios, Fernando Feitosa e Michel Coutinho.

Os três respondem a processo criminal junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) por envolvimento no esquema de venda de liminares durantes os plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Com relação ao advogado Mauro Rios, o TED diminuiu a suspensão para nove meses. Todos já estão cumprindo a medida.

Operação Expresso 150/Capuccino

A segunda fase da Operação Expresso 150/Capuccino, da Polícia Federal, revelou provas robustas da reincidência dos advogados. No último dia 27 de setembro, 14 advogados foram levados coercitivamente para prestar depoimento. Na segunda fase da operação, a PF investiga crimes como associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A investigação colheu diálogos pelo aplicativo WhatsApp entre advogados. Durante as conversas, os profissionais trocaram informações a respeito de acordos sobre a venda de liminares nos plantões judiciais.