conselheirosmigoO presidente Marcelo Mota recebeu na sede da OAB Ceará os conselheiros federais Caio Rocha, Ricardo Bacelar e Valdetário Monteiro. Na pauta, o balanço do ano e expectativas para 2017. “É imprescindível essa interação com o Conselho Federal. A reunião comemora as conquistas e discussões das quais a OAB Ceará foi protagonista este ano e projeta o ano de 2017, a fim de definir estratégias para trabalhar cada vez mais em benefício da advocacia”, destacou Mota.

O conselheiro Caio Rocha faz coro com o presidente: “Desde o início do ano, temos estado em conjunto com o presidente Marcelo Mota para levar os pleitos do Ceará ao Conselho Federal e trazer os acontecimentos que se passam por lá.  A OAB teve uma participação ativa na política este ano, sem nenhuma coloração partidária e ideológica. Parafraseando o presidente (Claudio) Lamachia, a ideologia da OAB é a Constituição (Federal), e ele (Lamachia) tomou a iniciativa da bandeira do impeachment, entendendo que a OAB não poderia ficar à margem desse processo. Esse foi o grande ponto de atuação do Conselho Federal”, opinou.

Outra importante conquista de 2016 foi citada pelo conselheiro Valdetário Monteiro. “Tivemos vitórias gigantescas este ano, como a adição da lei no Congresso Nacional que garante o Simples para a advocacia individual, o que reflete uma economia tributária enorme para os advogados. Além disso, trouxemos para o presidente Marcelo Mota a visão do trabalho desenvolvido no Conselho Nacional de Justiça”, conclui Valdetário.

Para Ricardo Bacelar, o Brasil passa por um momento muito delicado tanto na seara política quanto econômica, tendo a Ordem se comportado de maneira vigilante. “Temos feito um trabalho focado nas questões das prerrogativas dos advogados e buscando comunicação mais efetiva com a advocacia, para cada vez mais enaltecer a importância e responsabilidade da classe”, ressalta. Ilustra o comentário, por exemplo, a luta pela redução das custas judiciais no Estado do Ceará.