DSCN7938Nesta sexta-feira (10/02), no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor), ocorreu o lançamento do livro “Manual de Direito Digital: fundamentos, legislação e jurisprudência”, de autoria do advogado e membro da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-CE, Gladyson de Farias Lima. Na ocasião, também foi ministrado um debate sobre as atualidades do Direito digital. O evento conta com a parceria da Associação dos Peritos em Computação Forense (APECOF).

A obra teve origem no trabalho de conclusão de curso de Gladyson, em 2009. “O livro aborda assuntos que vão de crimes online, como Porn revenge (vingança pornô – a divulgação de material íntimo), ao dilema da criptografia de mensagens na internet contidas no Whatsapp. Os leitores passarão a conhecer tanto o lado jurídico como o lado tecnológico”, explica Gladyson.

O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB Ceará, Renato Torres, frisou a importância do evento. “O Ceará sai na frente em relação a outros estados na discussão dessa temática. Foram discutidos aqui assuntos pertinentes, casos reais, do nosso dia a dia e que podem acontecer com qualquer pessoa que utiliza a internet”, ressaltou.

O presidente da APECOF, Marcos Monteiro, concorda e destaca a parceria com a OAB. “Só quem conhece uma vítima sabe da carência que ela tem de que os operadores do Direito a auxiliem. No caso do Direito digital, precisamos de peritos e advogados, porque um depende do outro. Portanto, a OAB é essencial para que possamos disseminar os direitos humanos no mundo digital”, disse. DSCN7932

Para o coordenador da Escola de Tecnologia da Pós-graduação da Unifor, José Facundo Barbosa, “com o advento das novas tecnologias, estamos ficando cada vez mais vulneráveis. As pessoas estão fazendo o uso da tecnologia sem ter noção do risco que estão correndo de acesso aos dados pessoais, senhas e documentos. Os assuntos que foram discutidos aqui geram esclarecimentos para a população”.