WhatsApp Image 2017-02-09 at 18.21.47A OAB Ceará encerrou, nesta quinta-feira (09/02), a segunda etapa do projeto OAB Itinerante. As cidades visitadas nesta quinta foram Crato (pela manhã) e Juazeiro do Norte (à tarde). Durante duas semanas, a Ordem percorreu 11 das suas 15 subsecções e conversou com os advogados das localidades, a fim de entender as principais reivindicações e tentar solucioná-las.

CRATO

Por meio de uma conversa franca e direta, a OAB Ceará dialogou com os advogados do Crato para avaliar as principais demandas e saber como está o andamento do Poder Judiciário no Interior do Estado.

O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, relatou as principais reivindicações. “Pudemos perceber que alguns fóruns da região não possuem sala de apoio, porque não existem espaço físico para tal. Portanto, vamos abrir um diálogo com o novo presidente do Tribunal de Justiça (desembargador Gladyson Pontes), para disponibilizar essas salas que são extremamente importantes para o trabalho do advogado”, pontua.

Para o presidente da Subsecção do Crato, Aderson Feitosa, a OAB Itinerante é um projeto extremamente importante pela aproximação da Ordem com o advogado do interior. O presidente ainda comentou quais são os planos para 2017. “Nós, da Subsecção do Crato, pretendemos fortalecer (em nossa cidade) ações importantes para a sociedade”, ressaltou.

Na ocasião, também houve entrega de carteiras e a posse de quatro delegados da região. Os empossados foram Armando Wallyson de Oliveira Caldas, Paula Hayanne Chavier da Silva, Wellder Xavier Araújo e Carlos Antônio de Souza Júnior.

O conselheiro Federal da OAB, Valdetário Andrade Monteiro, destacou que a advocacia cresceu muito e que essa aproximação com os advogados do interior é essencial. “Além do apoio aos militantes da capital, é muito importante apoiarmos cada advogado que atua aqui no interior do Estado, porque isso permite que os advogados se sintam apoiados para exercer sua profissão”, disse.

Representantes de entidades educativas também compareceram, foi o caso do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício de Melo, que parabenizou a iniciativa da Ordem. “Nós temos uma advocacia muito jovem na região do Crato, que ainda tem muitas dúvidas com relação à atuação na profissão. Essa visita da OAB Ceará é importante para que eles possam tirar dúvidas e projetar expectativas de futuro”, disse.

JUAZEIRO DO NORTE

No período da tarde, foi o momento da Subsecção de Juazeiro do Norte receber a comitiva da OAB Itinerante. As principais reivindicações dos advogados versam entre a falta de juízes nos fóruns da região e estrutura do Fórum. Ainda na ocasião, a diretoria inaugurou uma sala de apoio na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte.

Para o presidente da subseccional de Juazeiro do Norte, Tarso Magno, essa iniciativa é essencial para que haja essa interação entre a OAB Ceará e as Subseccionais do interior. “É uma ação altamente inteligente e necessária, pois nos dá a oportunidade de ter o contato direto com toda a diretoria da OAB. Dessa forma, podemos externar os problemas que vivenciamos no interior do Estado”, pondera.

O conselheiro Estadual, Jessé Fonteles, também esteve presente no evento e revelou que a OAB Itinerante é importante também para que a Ordem possa disseminar às suas iniciativas pelo interior. “Essa gestão tem a característica de interiorizar as ações da OAB. Nós que fazemos parte do conselho viemos também acompanhar a viagem, para que possamos estar atentos às demandas solicitadas”.

A OAB Itinerante terá continuidade em breve.  As regiões de Canindé, Maciço de Baturité, Aracati e Região Metropolitana também receberão a diretoria da OAB-CE.