casodandara2Na manhã desta sexta-feira (10/03), no Palácio da Abolição, ocorreu o “Ato Público Contra Barbárie Transfobica”, referente ao fato que aconteceu com a travesti Dandara dos Santos. A Comissão de Combate à Homofobia e Proteção da Diversidade Sexual da OAB-CE esteve presente no evento. Na ocasião, artistas, militantes e representantes de entidades políticas usaram cartazes e aclamaram por justiça.

De acordo com a presidente da Comissão, Vanessa Venâncio, o homicídio cruel de Dandara nos faz um alerta para os inúmeros casos visíveis e invisíveis contra os LGBTI. “Segundo dados do relatório 2016 produzido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) foram contabilizados 343 homicídios a LGBTI no país, sendo 15 destes ocorridos no Ceará. Por isso, o Movimento #SomosTodosDandara é de extrema relevância para a cobrança de providências contra quaisquer atos violentos e discriminatórios motivados por preconceito à orientação sexual”, explicou.

Ainda segundo Vanessa, é essencial a participação da Ordem Cearense nesses movimentos. “O apoio da OAB Ceará ressalta sua função de trincheira cívica da cidadania reafirmando seu papel histórico de protetor da paz social e dos interesses gerais da sociedade”, disse.

Caso Dandara

No último dia 15 de fevereiro, uma travesti foi agredida e morta no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O caso se tornou público na última semana, quando um vídeo mostrando as cenas da agressão foi divulgado nas redes sociais. Após o acontecimento, a OAB Ceará divulgou uma nota de repúdio sobre o caso. Leia aqui.