WhatsApp Image 2017-03-21 at 17.42.41Na tarde desta terça-feira (22/03), a Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE recebeu índios de diversas tribos do Ceará. Os representantes vieram pedir intermédio da Ordem a propósito da nomeação da presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) base do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, Tanúsia Maria Vieira, ocorrida no dia 22 de fevereiro.

O presidente da Comissão, Deodato Neto, destaca que os índios pediram auxílio, pois questionam a legalidade da nomeação. Segundo eles, a atual presidente não tem ligação nenhuma com a causa.“Existe uma lei federal, além de convenções internacionais, que dizem que os indígenas devem estar envolvidos nos órgãos responsáveis pela demarcação de suas terras. A pessoa em questão, de acordo com os representantes, é ligada a fazendeiros”, avalia.

O grupo pediu ainda que a Comissão levasse à OAB Federal questões sobre a demarcação de suas terras no território da Caucaia. Existem atualmente no Ceará cerca de 30 mil índios espalhados em 19 municípios de áreas demarcadas, entretanto o conflito com fazendeiros é comum devido à briga por terra.