WhatsApp Image 2017-03-08 at 10.27.57O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data que permite a reflexão sobre várias questões relacionadas ao direito da mulher. Nesse sentido, a OAB Ceará lançou, na manhã desta quarta-feira (08/03), a campanha ‘Assédio Não. Mulher: o respeito é seu por direito’.

O evento ocorreu nos Fóruns da cidade e na Praça da Imprensa, com a presença da diretoria da Ordem cearense, além de advogadas membros das comissões temáticas e conselheiras. Durante as visitas, a diretoria parabenizou as mulheres advogadas, entregou bottons da campanha e panfletos sobre a conscientização do assédio sexual e moral.

Marcelo Mota destacou a importância da campanha e participação da Ordem na iniciativa, pela igualdade de gênero e pela efetiva participação feminina em todas as esferas sociais.

A vice-presidente da OAB Ceará, Roberta Vasques, alertou que a luta contra à violência não pode parar. “A gente sabe que a violência contra a mulher apresenta dados alarmantes, por isso viemos divulgar sobre a questão do assédio, porque muitas mulheres não denunciam por falta de informação. Hoje é um dia importante para nos mobilizarmos em prol da nossa valorização e da conscientização. As mulheres não podem se calar. A luta por melhores condições vai continuar”, destacou.

A secretaria geral da OAB-CE, Christiane Leitão, faz coro com Vasques. “É um dia de luta em que nós vamos buscar ainda mais espaço e respeito em vários âmbitos da sociedade. Nosso maior trabalho é encampar, junto com outros movimentos sociais, projetos que valorizem à figura da mulher”, disse.

WhatsApp Image 2017-03-08 at 11.07.33Fórum Autran Nunes

A divulgação iniciou no Fórum Autran Nunes, às 8h da manhã. A OAB esteve presente para exemplificar casos de assédio sexual e moral e também para distribuir materiais relacionados à campanha.

O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, ressalta a importância do movimento. “A luta incessante pela igualdade de gênero não pode ficar adormecida. O mês de março é sempre um marco na luta e conscientização pela igualdade e respeito à figura feminina, cujo papel é fundamental para a sociedade em todas as profissões. Temos orgulho em incentivar a participação mais ativa da mulher e esperamos conseguir combater todo e qualquer tipo de assédio e desrespeito”, disse Mota.

Praça da Imprensa

Em seguida, a diretoria da OAB-CE seguiu para a Praça da Imprensa para participar do Ato Unificado das Mulheres, uma manifestação em prol dos direitos das mulheres. O protesto foi organizado por movimentos sociais e ativistas feministas.

Fórum Clóvis Beviláqua

No período da tarde, às 14h, a campanha foi lançada também no Fórum Clóvis Beviláqua.

À frente da Comissão da Mulher Advogada, Mônica Barroso, explicou o que é assédio moral e sexual. “Quando a cantada se transforma em algo grosseiro, ou seja, quando a mulher não corresponde e o homem insiste, isso passa a ser considerado- assédio sexual. No caso do assédio moral, ocorre quando é praticado por um superior hierárquico, cujos comportamentos expõem a servidora a situações humilhantes e constrangedoras”, explica.

WhatsApp Image 2017-03-08 at 16.56.29Unifor

Durante a entrega de carteiras para 50 novos advogados e advogados na Universidade de Fortaleza (Unifor), a OAB-CE também aproveitou a ocasião para divulgar a campanha e parabenizar às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.