notaderepudio2A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), vem, por meio desta nota, manifestar o seu profundo repúdio à morte violenta da travesti Dandara dos Santos, de 42 anos, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Ao tempo que se solidariza com os familiares e amigos, a Ordem cearense lembra a necessidade urgente e pulsante de se combater o ódio gratuito e covarde, seja voltado a pessoas com orientação sexual diferente, seja por causa da cor, nacionalidade, deficiência, entre outros tipos de situações que constantemente têm sido o motivo para a exacerbação da intolerância, do ódio e do desrespeito.

A OAB Ceará manifesta sua consternação pela violência e desumanidade com as quais Dandara foi vitimada, sentada no chão, sem oferecer resistência e sendo brutalmente humilhada e espancada no meio da rua. À sociedade, nosso pesar pela doença da intolerância e falta de humanidade que parece, por muitas vezes, tomar de assalto alguns de nós. Às autoridades, que os culpados por esse ato atroz sejam devidamente punidos na forma da lei.

À família e amigos da vítima, nosso pesar e votos de que possam seguir suas vidas na busca pela Justiça e paz social. A OAB Ceará, como uma trincheira cívica da cidadania, ressalta que sempre buscará cumprir o seu papel da defesa da sociedade e paz social, e, por isso, acompanhará o caso para que a Justiça seja efetivamente cumprida, pois só será possível construir uma sociedade mais justa e igualitária se conseguirmos preservar o respeito ao próximo.