oabcearaaaaO presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abriu, nesta quarta-feira (15/03), o III Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, que ocorreu na sede da OAB Rio de Janeiro. Representantes da OAB Ceará também estiveram presentes no encontro, entre os quais o representante Institucional da OAB no CNJ, Valdetário Monteiro e o diretor de relações Institucionais da OAB-CE, Pedro Bruno Amorim. Na ocasião, o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles, apresentou o aplicativo de Prerrogativas no Rio de Janeiro.

Lamachia cumprimentou todos os integrantes do Sistema de Prerrogativas da OAB. “Na pessoa dos meus amigos Jarbas Vasconcelos e Charles Dias, respectivamente presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, eu abraço todos os guerreiros da Ordem que lutam pela dignidade no exercício da nossa profissão. Prerrogativas são sagradas e delas não se pode abrir mão em nenhuma hipótese, pois antes de tudo são do cidadão brasileiro. A advocacia é a profissão que defende a liberdade”, apontou.

“O Conselho Federal tem reforçado muito a defesa das prerrogativas e o encontro nacional, que reúne membros de Comissões de todo o país e a diretoria do Conselho, reforça essa defesa intransigente. Trata-se de um momento bom e oportuno para debater as dificuldades da advocacia e os mecanismos de defesas das nossas prerrogativas”, destacou Valdetário Monteiro. O diretor das Relações Institucionais da OAB Ceará, Pedro Bruno Amorim, também ressaltou a importância do debate, bem como sobre o encontro cujo tema é a defesa das prerrogativas profissionais, algo sagrado para o advogado.

Na ocasião, Claudio Lamachia e Jarbas Vasconcelos foram homenageados pela OAB-RJ pela luta em defesa das prerrogativas profissionais da classe.

Aplicativo
Durante o II Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas, realizado em Brasília em novembro de 2016, foi oficialmente apresentado aos dirigentes do Sistema de Prerrogativas da OAB o aplicativo Prerrogativas Mobile, uma iniciativa compartilhada entre as seccionais e o Conselho Federal da OAB para registrar ocorrências de violações, compilar dados e auxiliar o processo de tomada de providências. A plataforma foi 100% desenvolvida por funcionários da OAB, sem qualquer custo direto.

Com informações e fotos do Conselho Federal da OAB