Na última terça-feira (25/04), a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Ceará realizou mais uma reunião itinerante na Faculdade Farias Brito. O evento reuniu a advocacia, representantes do Ministério Público e do Judiciário estadual, além de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Direito.

O outra novidade foi a participação das Comissões de Ensino Jurídico, do Idoso e de Acesso à Justiça, que juntas debateram sobre Mediação em um mini curso com carga horária de 3h/a, contendo as seguintes palestras: “A importância de técnicas específicas de mediação, na solução de conflitos envolvendo idosos”, ministrado pelo advogado Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, presidente da Comissão do Idoso da OAB-CE.

Já a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Darlene Braga, tratou do tema “O perfil exigido do advogado face à Mediação instituída no CPC e o papel da OAB na construção de uma cultura de paz”

“Eventos interdisciplinares como esse ajudam a disseminar a cultura de paz e a quebrar paradigmas impostos pela litigiosidade que ainda predomina na formação do profissional do Direito”, diz Darlene Braga, que também é instrutora do CNJ e membro da Comissão Nacional de Mediação do Conselho Federal da OAB.

Francilene Gomes, defensora publica, conselheira federal da OAB e presidente da Comissão de Acesso à Justiça, tratou sobre “A mediação como um dos instrumentos de transformação dos currículos jurídicos”.

Em breve a comissão divulgará o tema a ser tratado no próximo mês e onde a reunião será realizada. Com esse projeto a Comissão visa capacitar e ampliar o conhecimento sobre o tema, ressaltando a importância social da efetivação dos métodos adequados de soluções de conflitos, bem como descortinar o novo mercado de trabalho envolvidos pelos temas debatidos.