Durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (04/08), 29 advogados e advogadas foram homenageados em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alce), por suas contribuições à advocacia cearense. O evento ocorre a propósito do Dia do Advogado, celebrado anualmente no dia 11 de agosto. Na ocasião, diretores e representantes da Ordem cearense foram homenageados. O evento atendeu a requerimento dos deputados Leonardo Araújo  e Bruno Pedrosa, com subscrição dos deputados Capitão Wagner  e Audic Mota.

“Divido a homenagem recebida com os mais de 37 mil advogados inscritos no Estado. Todos os profissionais têm como compromisso o cumprimento das leis, a disseminação da cultura jurídica e a missão de enaltecer a cidadania. É uma missão extremamente difícil estar como presidente da OAB Ceará, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Nossa missão é servir a advocacia e a sociedade”, destacou o presidente Marcelo Mota, um dos homenageados.

Também homenageada, a vice-presidente Roberta Vasques disse que o sentimento era de orgulho e emoção. “Agradeço o carinho e a lembrança. Essa homenagem serve como combustível para continuarmos nessa jornada difícil, mas apaixonante, que é a advocacia”, destacou, seguida de outro homenageado, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Monteiro. “É importante comemorarmos o dia do advogado, essa profissão difícil que persevera mesmo em todas as dificuldades. Fico extremamente agradecido”, comentou.

Parlamentares dissertam sobre a advocacia

O deputado estadual Leonardo Araújo destacou que a advocacia é essencial ao andamento do Judiciário. “É por meio do advogado que o cidadão comum atinge o Judiciário e a Justiça. A advocacia é uma classe que merece reconhecimento, e a OAB representa cada advogado e a sociedade nas grandes lutas”, disse.

Já o deputado Audic Mota ressaltou que os advogados atuam como “caixas de ressonância da sociedade”. Na ocasião, ele citou o debate sobre a reestruturação do Judiciário. Ressalte-se que a OAB é contra a extinção de comarcas prevista no projeto. O parlamentar afirmou que a matéria que trata das mudanças no Poder Judiciário será tratada com “tranquilidade, atenção e debatida à exaustão no segundo semestre”, na AL.

Com colaboração da AL