A Diretoria da OAB Ceará esteve reunida, na manhã desta quarta-feira (09/08), no Fórum Autran Nunes com a advocacia trabalhista para lançar a campanha “Diga NÃO à extinção de comarcas. Diga SIM à ampliação do acesso à Justiça”. A iniciativa foi conduzida pelo presidente Marcelo Mota e contou com a presença da secretária-geral, Cristianne Leitão, do diretor de Relações Institucionais, Pedro Bruno Amorim, além de advogados e membros do Coral da OAB-CE.

Uma das advogadas militantes na Justiça do Trabalho, Katiane Almeida, disse que apoia a iniciativa. “Se já é difícil o acesso ao judiciário, sempre moroso, com menos comarcas a situação ficará ainda pior. Espero que a OAB e a advocacia diga não a esse projeto e sim à ampliação do acesso à Justiça”, disse.

INTERIOR

A campanha também foi lançada pelas Subsecções da OAB no Interior. As Diretorias e membros promoveram ações nos municípios reivindicando a ampliação do acesso à Justiça e contra a extinção de comarcas.

À tarde, a partir das 16h, a mesma ação ocorre no Fórum Clóvis Beviláqua. Nesta quinta-feira (10/08), às 9h, na Justiça Federal. A iniciativa faz parte das ações da OAB-CE para celebrar o Dia do Advogado, em 11 de agosto.

“É importante essa mobilização em todo o Ceará para que as pessoas entendam o quanto será maléfico o projeto de reestruturação da organização judiciária, que atualmente tramita na Assembleia Legislativa. Precisamos nos unir na defesa da população mais pobre e mais carente, que vive no Interior e precisa do suporte do Poder Judiciário”, destacou o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota.

CAMPANHA

A campanha “Diga NÃO à extinção de comarcas. Diga SIM à ampliação do acesso à Justiça” é uma mobilização liderada pela OAB Ceará em todo o Estado para reafirmar o posicionamento da Ordem contrário ao projeto de lei do TJCE, que prevê a extinção de comarcas do Interior. Atualmente, o projeto tramita na Assembleia Legislativa, aguardando votação.