A Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE sediou, na manhã desta quarta-feira (09/08), a XVIII Reunião Ordinária do Conselho Interistitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (CIPOD). Além da OAB, representado pela presidente da Comissão Rossana Brasil, estiveram presentes outros membros do conselho, bem como representantes da FIEC, STDS, Entidades Religiosas e a Secretaria de Justiça do Ceará (SEJUS).

Na ocasião, foram discutidas novas formas de políticas efetivas, “é importante trazer para a pauta a temática prática de prevenção às drogas no que diz respeito à redução de danos que por muitas vezes é muito mal interpretada”, disse Rosana Brasil, presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas.

Cláudio Saraiva, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, e representante da Secretária Estadual de Políticas sobre Drogas, destacou o papel de enfrentamento no uso crescente de drogas no estado e a inserção do individuo na sociedade, além do papel do Conselho em debater problemas no qual considera um mal para todos.

“Discutimos também a questão de três eixos, que são à acolhida, tratamento e inserção social, por acreditar que não adianta acolher o indivíduo, encaminhar para a entidade terapêutica e depois de passar seis ou nove meses ele voltar lá para onde estava”, disse.

O Conselho é formado por entidades públicas e partidário com a entidade civil e religiosa. O grupo realiza reuniões mensais para discutir assuntos relacionados ao tema.