O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, conseguiu, ao lado de advogados de todo o país, derrubar no Senado Federal, recurso contra a criminalização das prerrogativas do advogado. Agora, a matéria segue para votação na Câmara dos Deputados e, em seguida, para a sanção do presidente Michel Temer.

“Garantimos mais uma grande vitória para a advocacia. Derrubamos o recurso contra o projeto que criminaliza o desrespeito às prerrogativas. Um trabalho conjunto dos representantes da advocacia, que se dedicaram a esclarecer os propósitos do projeto. A advocacia, mais do que nunca, será respeitada”, disse o presidente Claudio Lamachia.

O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, parabenizou os esforços de toda a advocacia brasileira. “Essa é uma das mais importantes vitórias da classe. As prerrogativas profissionais são inegociáveis. Com a criminalização, a advocacia estará protegida na garantia de um dos seus direitos maiores”, disse.

Entraram com recurso contra a criminalição das prerrogativas no Senado a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Juízes do Brasil (Ajufe) e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A OAB, no entanto, conseguiu derrubar os pleitos.