Atualmente, muitos idosos decidem encarar novos desafios e novas profissões. De acordo com a Agência Brasil, o número de pessoas entre 50 e 64 anos no mercado formal de trabalho cresceu cerca de 30% entre os anos de 2010 e 2015. Pensando na temática, a Comissão da Pessoa Idosa da OAB-CE, lançou  a campanha “Idosos em Ativa Idade”, nesta segunda-feira (18/09), no Sesc. Na ocasião, os advogados e advogadas prestaram orientação jurídica aos idosos.

Segundo o presidente da Comissão, Raphael Castelo Branco, a campanha visa demonstrar que todos os idosos podem estar ativos no mercado de trabalho. “A campanha será realizada até novembro, por meio de diversas ações como palestras, orientações jurídicas e cursos para idosos. A comissão visa fortalecer a ideia de que envelhecer não é sinônimo de encargo social, pelo contrário, é usufruir da experiência e do conhecimento vivenciado por pessoas que têm a capacidade para ensinar e para enobrecer os padrões de cidadania”, explica.

O evento desta segunda foi realizado pelo Sesc, em parceria com a OAB-CE, Defensoria Pública da União (DPU) e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz),  levou outros serviços aos idosos, dentre eles: intervenções artísticas, exposição de alimentos, orientações nutricionais e conscientização da doença Alzheimer.

Maria do Carmo Sales esteve presente no evento. Ela é guia de turismo, tem 72 anos e afirmou que a participação da Ordem cearense é essencial.  “Os advogados e as advogadas da OAB-CE sempre estão presentes e são ativos na nossa luta pelos direitos da pessoa idosa”, disse.

Programação

SETEMBRO

Café da manhã para idosos
Data: 29 de setembro (sexta-feira)
Local: Sindiônibus (Condomínio Edifício dos Transportes – Av. Borges de Melo, 60 – Aerolândia)
Horário: 8h

OUTUBRO

Painel sobre o superendividamento da pessoa idosa e a exploração familiar
Data:
02 de outubro (segunda-feira)
Local:
Ministério Público
Horário:
8h30

Curso empreendorismo da pessoa idosa
Local: Sebrae
Data: 18, 19 e 20 de outubro (quarta, quinta e sexta)
Horário: 8h

Curso de gerontologia da Unifor
Local: Unifor
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 8h

Audiência Pública para discutir os direitos das gerações
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h