A Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-CE realizou, na última quarta-feira (13/09), uma blitz informativa, no Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, foram entregues cartilhas com informações sobre a mediação.  A ação ocorreu em virtude da comemoração ao dia do mediador comunitário.

Presente na ação, a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques, enfatiza que é necessário falar mais sobre mediação e que a comissão ocupa um papel social importante neste sentido. “As partes envolvidas naquele conflito devem entender que a mediação pode resolver aquele problema de forma mais efetiva, porque a solução dos conflitos vêm, muitas vezes, das próprias partes, intermediadas pelo mediador. Portanto, é muito importante essas ações informativas que a comissão vem realizando explicando o papel da mediação.”

Darlene Braga, presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, tirou dúvidas sobre os procedimentos e sobre o papel do mediador. “O mediador comunitário é um facilitador do diálogo entre partes que estejam em conflito. Ele vai fazer com que as pessoas, através de técnicas, consigam chegar a um consenso favorável”, esclareceu.

Sobre a iniciativa da Comissão Especial de Mediação da OAB-CE, a coordenadora do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Jovina d’Avila, explana sobre a importância do evento. “Ações como essas trazem uma percepção diferente sobre a forma de resoluções de conflitos”.

O diretor de relações institucionais da OAB-CE, Pedro Bruno Amorim, relata que, por meio da mediação, todos saem vencedores.  “Ganha o cidadão, ganha o judiciário e também o advogado ou advogada que resolver esse conflito de forma rápida, simples e menos onerosa”, conclui.