“Escolhi o Direito porque vejo nele uma forma de mudar a realidade das pessoas”. A frase da aluna do curso de Direito do Centro Universitário Inta (Uninta), Tamyres Abner, 20 anos, dá o tom da expectativa dos cerca de 40 alunos da universidade e da Faculdade Devry Fanor, na visita à sede da Seccional Ceará, ocorrida na manhã desta segunda-feira (11/09).

Na ocasião, o presidente Marcelo Mota e a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Regina Jansen, falaram sobre a Missão e as ações da Ordem dos Advogados. O presidente respondeu ainda às perguntas dos estudantes e destacou bandeiras importantes como a luta pela redução das custas judiciais e pela não extinção de comarcas no Interior do Estado. A extinção é um dos pontos de projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em tramitação na Assembleia Legislativa.

Esse projeto extingue 60 comarcas no Interior, ou seja, se for aprovado, 1/3 do Estado do Ceará passa a ser faroeste. Isso é rasgar a Constituição Federal. Nosso Judiciário tem que ser forte, equipado, pois é um serviço essencial. Pagamos a maior carga tributária do mundo. Não podemos permitir a extinção de comarcas. Esse espírito de luta é inerente à nossa profissão. É esse o espírito da Ordem, de não ter medo”, disse o presidente Marcelo Mota.

As palavras reverberam no comentário do estudante Pedro Rodolfo, 20 anos, aluno da Faculdade Devry Fanor. “Eu tinha um conhecimento da OAB muito básico, então pude aprofundar com as palavras do presidente. A OAB é um órgão que defende os advogados e também a sociedade. A gente trabalha para a sociedade. É isso que queremos fazer”, ponderou.

À frente da iniciativa da visita, a coordenadora do curso de Direito do Uninta e professora do curso de direito da Fanor,  Fernanda Afonso, foi categórica. “É de suma importância para os alunos que eles conheçam a entidade da qual vão fazer parte pelo resto da sua vida profissional. A minha preocupação como docente é justamente poder oportunizar a esses estudantes o conhecimento dessa estrutura tão séria e que trabalha em prol da advocacia. Então, essa visita está sendo gratificante. Quero que eles saiam daqui sabendo do comprometimento e seriedade da OAB, do presidente Marcelo Mota, da sua diretoria e de todos que fazem parte das comissões. Queremos retornar outras vezes”, concluiu.