Em cerimônia realizada após a 43ª Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deu posse ao ex-presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, como conselheiro do CNJ. “É uma enorme alegria ocupar esse cargo como também uma grande responsabilidade com a advocacia brasileira e com a justiça do meu país”, destacou Valdetário. Representantes da Ordem cearense, conselheiros federais e ministros estiveram presentes.

Presente na solenidade, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ressaltou a importância do conselheiro para a advocacia. “Muito nos orgulha ter um membro honorário vitalício da OAB-CE ocupando esse assento no CNJ. Temos certeza que, com brilhantismo e competência, o amigo Valdetário vai desempenhar esse novo desafio da vida profissional que é compor o Conselho Nacional de Justiça”, disse.

Em manifestação sucinta, a ministra Cármen Lúcia deu as boas-vindas ao conselheiro e destacou a importância do CNJ para o desempenho do Poder Judiciário e, consequentemente, para a democracia. Valdetário irá ocupar vaga reservada à indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em substituição ao conselheiro Norberto Campelo.

Estiveram presentes na solenidade: a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques;  o diretor das subsecções da OAB-CE, José Inácio Linhares; os conselheiros federais, Francilene Gomes, Ricardo Bacelar, Caio César Vieira e Vicente Bandeira Aquino; os conselheiros estaduais, Paulo Franco Rocha, Patriarca Brandão, Sávio Aguiar, Andrei Aguiar; o presidente da subsecção da Região Metropolitana de Fortaleza, Raphael Pessoa Mota; o presidente da subsecção de Sobral, Rafael Ponte; a defensora pública, Mônica Barroso; o presidente da Comissão de Estudos Tributários, Alexandre Goiana; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liduina Carneiro e José Maria Borges, presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB-CE.

Perfil

Valdetário Andrade Monteiro é advogado e Conselheiro Federal da OAB. Antes de ser empossado como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, representava a OAB institucionalmente no CNJ. Foi presidente da OAB-CE por dois mandatos consecutivos (2010-2012/2013-2015). Andrade Monteiro também é professor de Direito, Membro Honorário Vitalício-MHV da OAB-CE, da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará.