A Comissão de Acesso à Justiça promoveu, nesta sexta-feira (27/10), palestra com o juiz Federal, Nagibe de Melo, na sede da Defensoria Pública, sobre o tema “Abrindo a Caixa Preta: Por que a Justiça Não Funciona no Brasil?”. Advogados e advogadas se fizeram presentes. O evento tem apoio da Defensoria Pública e da Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará.

Para a conselheira Federal e presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Francilene Gomes, a gestão da justiça é uma questão que interessa aos operadores do direito e à sociedade. “O juiz, como gestor e servidor público, precisa se preocupar com a eficiência dos processos. Para que a justiça tenha uma durabilidade, efetividade e para que a democracia se faça presente, é preciso que os operadores do direito contribuam cada vez mais”, disse.

O juiz Federal, Nagibe de Melo, explicou que a palestra versa sobre o sistema de justiça. “Essa é uma análise sobre os atores desse sistema, sobre os problemas e possíveis soluções. Nós precisamos de uma renovação na maneira de se pensar a justiça, para que assim possamos preservar os direitos e fazer valer a legislação”, concluiu.