Nesta semana, na sede da Ordem cearense, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE entregou a Comenda Antônio de Pádua Barroso para três advogados:Tarcísio Leitão de Carvalho (in memoriam), advogado trabalhista que pautou toda sua vida pela militância política e advocatícia; Deodato José Ramalho Júnior, advogado e ex-vereador de Fortaleza; João Alfredo, advogado e ex-deputado Federal e Estadual. A Comenda é em homenagem ao advogado, falecido em 2016, que defendeu o primeiro civil processado pela ditadura militar (1964–1985).

Segundo o presidente da Comissão, Deodato Ramalho, a honraria representa o trabalho dos advogados destemidos, comprometidos com o Estado Democrático Constitucional e com a defesa dos direitos humanos. “A comenda traz o reconhecimento a grandes personalidade que tiveram militância na advocacia ligado aos direitos humanos”, comenta.

Para Valdevino Carvalho, filho de Tarcísio Leitão, foi um honra a OAB ter lembrado o nome de seu pai. “Ele sempre lutou pelos direitos humanos por meio da justiça do trabalho, sempre defendendo os direitos dos empregados, dos trabalhadores, e na política como ex-vereador”, disse.

De acordo com o ex-vereador de Fortaleza, Deodato Ramalho Júnior, essa homenagem nos trouxe muita alegria. “Eu estou aqui representando não só uma luta minha, mas de vários advogados e advogadas da minha geração. Buscamos a partir de 90 levar a OAB para junto do nosso povo, mas a sociedade está vivendo momentos de retrocesso, então temos a necessidade de lutar novamente”, disse.

O advogado João Alfredo faz coro com Deodato Júnior. “São muitas emoções, principalmente por ter uma comenda com o nome de Antônio de Pádua Barroso, uma referencia de jovens advogados da minha época como alguém que militou na época da ditadura pelos presos políticos. Eu acho que é um momento que eu compartilho com todos que comigo tiveram em todas essas lutas”, conclui.