Nesta terça-feira (31/10), por meio da Comissão de Segurança Pública, a OAB-CE realizou uma audiência pública com a temática “Segurança Pública e a Hipercriminalidade no Estado do Ceará”. O evento ocorreu na sala do Conselho da OAB. Dentre as deliberações, a recriação do Fórum Permanente do Estudo da Violência da OAB-CE, que terá o objetivo de mapear as causas e soluções da violência no Estado e levar sugestões para os órgãos responsáveis.

Presente no evento, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, explica que foi um debate muito qualificado. “A violência é um problema que afeta cada cidadão cearense. A Ordem cearense vai estudar essa situação para que possamos contribuir com ideias e soluções para combater a problemática no Estado do Ceará”, disse Mota.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-CE, Francisco Carlos Garisto, comenta o funcionamento do Fórum Permanente. “Esse fórum será composto por 11 comissões da Ordem, além de representantes de entidades interessadas no assunto. O fórum também será coordenado pelo presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado do Ceará, Leandro Vasques. Esse é um momento para buscarmos soluções efetivamente públicas e viáveis sobre essa situação”, disse.

O representante da Polícia Militar, Coronel Fernando Albano, ressalta que a PM entende que a segurança pública é dever do Estado, mas também direito e de responsabilidade de todos. “Nós buscamos alternativas para melhorar as condições de segurança do nosso Estado, mas precisamos que haja a participação de todos os segmentos da sociedade nessa luta. A sociedade precisa valorizar as ações positivas dos órgãos para que o Ceará seja referência na área de segurança pública”, conclui.