Foi em 2016 que, pela primeira vez na história da OAB-CE, advogados e advogadas discutiram o orçamento participativo da entidade para o ano subsequente. Neste ano (2017), uma novidade foi acrescentada: os participantes devem enviar sugestões e críticas via email orç[email protected]. A reunião que discute os caminhos da gestão para o ano de 2018 ocorre hoje, 17 de novembro,  na sede da seccional.

A proposta da entidade coloca em prática uma das campanhas da atual diretoria: a aproximação da entidade com a advocacia e a sociedade. “O orçamento participativo permite que a advocacia interaja e contribua com o aperfeiçoamento da nossa estrutura, fortalecimento da classe, valorização, clareza e transparência na gestão”, disse o presidente Marcelo Mota.

O orçamento participativo é um instrumento de democracia representativa, pois permite a participação efetiva de todos nos debates e nos destinos de uma gestão. Por meio desse instrumento, a classe advocatícia decidirá as prioridades de investimentos a serem realizados em 2018, com os recursos da Ordem.