Nesta segunda-feira (13/11), a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE esteve presente na sede da gerência executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para participar do lançamento do projeto INSS digital. O novo sistema permite que o INSS disponibilize o acesso dos advogados ao sistema para fazer requerimentos administrativos por meio virtual. Em breve, a OAB-CE irá assinar um termo de cooperação técnica com o INSS, para fazer o cadastramento de todos os advogados interessados em fazer parte da advocacia previdenciária.

Além disso, o novo sistema oferece ao beneficiário a oportunidade de dar entrada no pedido por meio da internet, sem precisar ir à agência. Para a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Regina Jansen, o INSS digital é um projeto de grande importância. “O advogado poderá protocolar e instrumentalizar o processo administrativo por meio do sistema virtual, dessa forma conseguiremos ter atendimento de forma direta”, disse.

De acordo com o gerente executivo do INSS, Franscismar Lucena, o INSS digital vem para atender a grande demanda da população dentro das agências e trazer o maior conforto para o segurado. “O beneficiado terá a representatividade por meio das entidades de classe, bem como os advogados e advogadas terão mais acessibilidade para dar entrada ao seu processo. Nossa meta principal é reduzir as filas da previdência social, dando maior comunidade à população”.