O Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB-CE esteve presente na tarde de hoje (21/11), no Fórum Clóvis Beviláqua. O objetivo foi a realização de uma Audiência Pública onde a advocacia teve a oportunidade de dar sugestões em matéria de defesa das prerrogativas e valorização da classe. A iniciativa contou com o apoio da Diretoria da OAB-CE e do Centro de Apoio de Defesa do Advogado.

“A Audiência foi ímpar. Momento de escutar a advocacia, de olhar no olho de cada advogado militante que está todos os dias nos corredores do Fórum. A OAB, acima de tudo, tem essa função, de estar lado a lado com advogados e advogadas e o TDP vem para reforçar esse objetivo,” destaca Marcelo Mota, presidente da OAB Ceará. “Nosso objetivo é ouvir as sugestões encaminhadas. São várias situações encontradas, juízes que não atendem advogados, demora para proferir sentenças e até mesmo magistrados que só atendem advogados com hora marcada”, explica Cleto Gomes, presidente do TDP.

Para José Navarro, Coordenador do Centro de Apoio, o advogado que atua na Justiça Estadual tem muitas dificuldades devido à demanda grande de processos e a deficiência de juízes e servidores. “O advogado precisa se desdobrar para fazer as coisas acontecerem,” afirma.

Para o advogado André Albuquerque, que participou da Audiência Pública, o dia-a-dia no Fórum é desafiador. “Todos os dias enfrentamos vários problemas, desde o mau atendimento, como a própria lentidão da Justiça Estadual. Colocar em pauta esse tema nos ajuda muito, discutindo, conseguimos chegar a algumas soluções”.
Após a Audiência Pública, serão realizadas visitas aos juízes identificados pelos advogados com o objetivo de solucionar os problemas. Se acaso não for obtido êxito nas reuniões, devem ser apresentadas representações na Corregedoria, CNJ e demais órgãos competentes.