A Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-CE realizou, na tarde desta segunda-feira (04/12), o seminário “A Reforma Protestante e o seu Legado para o Direito e a Economia”, no Conselho Pleno da Ordem. Os critérios de escolha dos palestrantes ocorreram com base em domínio no assunto e na experiência interestadual.

Segundo o palestrante Glauco Magalhães, durante o período histórico em discussão, o relacionamento dos indivíduos favorecia os discursos individuais. “O valor das pessoas ocorria em função de categorizações profissionais, deixando de lado o valor universal de todos”, disse. O professor universitário palestrou sobre A Reforma Protestante e o Estado de Direito.

O palestrante Joaquim de Castro abordou “O Legado da Reforma Protestante para a Economia” e comentou a influência do assunto no sistema financeiro. “A ética protestante e o espírito capitalista nos deixou um legado que está enraizado até hoje, como o modelo econômico capitalista”.

Pablo Camarço, outro palestrante, explanou sobre “A Reforma Protestante e o Luteranismo como Fator de Aprimoramento do Ensino, da Sistematização e do Desenvolvimento e da Ciência Jurídica”. “Esse acontecimento histórico é uma afirmação direta do homem com Deus. Com isso, temos decisões que até hoje permeiam, como o poder de legislação, que passa da Igreja para o conjunto de profissionais treinados no Direito”, ressaltou.

O evento fez parte dos encontros mensais que a Comissão realiza para discutir assuntos relacionados à liberdade religiosa.