Nesta quinta-feira (14/12), a partir das 15h, a Câmara Municipal de Fortaleza vai homenagear três advogadas da OAB Ceará pelos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade. Na ocasião, receberá o agraciamento a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manuela Praxedes; a conselheira federal e presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Francilene Gomes.  A solenidade ocorre em comemoração ao Dia da Advogada, comemorado no dia 15 de dezembro. O requerimento foi da vereadora Larissa Gaspar.

Ainda na solenidade, outras advogadas serão homenageadas, são elas: Isabel Mota, Jeritza Rocha, Márcia Aires e Pauline Queiroz.

Para Roberta Vasques, é uma honra estar participando de um momento histórico na advocacia cearense. “Estar ocupando o cargo de vice-presidente da OABCE, uma função nunca ocupada por uma mulher, é uma grande honra e desafio. Hoje, as mulheres ocupam metade das inscritas nos quadros da OAB e precisamos trazer mais mulheres para ocupar os espaços políticos dos nossos quadros. Agradeço a homenagem da Câmara Municipal a essas valorosas  mulheres advogadas , que, por meio do exercício profissional, se constituem a voz da cidadania”, explica.

De acordo com Manuela Praxedes, ser homenageada nessa ocasião é um combustível para fortalecer cada vez mais os direitos e as prerrogativas das advogadas. “Ocorrer uma sessão somente em homenagem à Mulher Advogada é reconhecer a importância dessas profissionais não só no âmbito da OAB, mas para a sociedade em geral. Isso nos dá força e vontade para continuar defendendo uma participação mais efetiva das mulheres nos quadros da Ordem e também para continuar nossa luta incessante pela igualdade de gêneros”, ressalta.

Francilene Gomes diz que o sentimento é de gratidão e responsabilidade. “Há 30 anos estou inscrita nos quadros da OAB-CE e sei o quão importante é a participação da mulher advogada para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, ressalta.