O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou nesta quinta-feira (31) o afastamento de um juiz por baixa produtividade na resolução de processos na comarca de Beberibe, cidade do litoral leste do Ceará. Um processo administrativo disciplinar (PAD) foi aberto contra o magistrado.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, a sindicância teria verificado grande número de cartas precatórias pendentes de solução. Da mesma forma, processos envolvendo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), improbidade administrativa, além de ações civis públicas, criminais, entre outros, estariam com o andamento processual demorado, prejudicando as partes interessadas.

O corregedor Francisco Darival se manifestou pela abertura do PAD e pelo afastamento do juiz de Beberibe. “Há fatos concretos, potencialmente graves para o exercício da magistratura, que não podem deixar de ser esclarecidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará”, destacou.

Sumiço de cocaína

Ainda segundo a sindicância do TJCE, um quilo de pasta base de cocaína sumiu do Fórum de Beberibe. Na época, o juiz devolveu os funcionários da prefeitura cedidos ao Poder Judiciário que trabalhavam na unidade, alegando que os servidores foram responsáveis pelo delito.

O TJCE informou, porém, que o magistrado não abriu nenhum processo para investigação do casa.

O G1 entrou em contato com a comarca de Beberibe, mas não conseguiu falar com o juiz. A defesa do magistrado também não foi encontrada.

Fonte: G1