A Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-CE firmou parceria, no ano de 2017, com o bloco Camaleões do Vila, que participa do ciclo carnavalesco da capital cearense. As apresentações acontecem nos sábados que antecedem o carnaval de Fortaleza (13, 20, 27 e 03 de fevereiro), no Aterrinho da Praia de Iracema. O tema deste ano é “Deficiente é o preconceito”.

Segundo a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-CE, Liduina Carneiro, ainda se vê muita obstrução negativa de inclusão e acessibilidade, mesmo com a convenção dos direitos da pessoa com deficiência, conquistada em 2009 e outras demais lutas ao longo do tempo.

“Essa parceria feliz com o bloco camaleões mostra que as pessoas podem estar em todos os lugares e esses lugares devem estar preparados para receber qualquer tipo de pessoa. Temos que aceitar que o ser humano é diferente e essa diferença jamais deve ser uma condição capaz de impossibilitar a pessoa de ser feliz”, defende Liduina Carneiro.

Carol Granjeiro, diretora administrativa do conjunto carnavalesco, destaca que a cada edição o bloco objetiva levar para a avenida um tema de cunho social. “Já levantamos a bandeira do combate ao câncer, levando um bloco de vitoriosas para a avenida. Já falamos dos talentos das favelas, entre outros temas. Nesta edição, junto a Comissão da OAB-CE, queremos abrir os olhos das pessoas e das autoridades em prol dessa luta. Todo mundo pode ter acesso e participar”, conclui.