Na tarde desta sexta-feira (12/01), o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, participou da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Disputas (Cejusc-JT), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/CE). O novo serviço pretende contribuir com a solução de conflitos trabalhistas por meio de acordos. Além de Marcelo Mota, estiveram presentes diversos representantes do governo estadual e do Judiciário cearense.

O presidente Marcelo Mota enalteceu a iniciativa da criação do Centro de Conciliação e ressaltou que este deve contribuir para o aprimoramento da Justiça do Trabalho. “Sabemos que aqui o processo deve ser eficiente e célere. Tenho orgulho de ver como o Poder Judiciário do Trabalho aqui do Ceará responde de forma muito expressiva as pessoas”, frisou.

Para a presidente do Tribunal, Maria José, o Centro de Conciliação e Mediação veio fortalecer a Justiça do Trabalho. “O Centro é uma necessidade que temos, pois o processo do trabalho por si só já demora, devido aos muitos atos processuais. Essa demora dificulta a vida daqueles que buscam a justiça, desta forma a iniciativa veio para barrar essa problemática e dar mais celeridade”, disse.

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira, parabenizou a gestão do TRT pela criação do Centro. “Não tenho dúvidas de que a construção é fruto do esforço. Sei que tal caminho tende a proporcionar importantes benefícios como o incentivo a conciliação e a ampliação das condições do exercício desta pratica processual, bem como a facilitação da prestação jurisdicional”, disse.

“Apesar da Justiça do Trabalho já resolver grande parte dos processos por meio de acordos, este espaço veio para facilitar e dar ainda mais celeridade aos desfecho das disputas judiciais,” explica o desembargador José Antonio Parente. Para o magistrado, o novo serviço é um avanço na forma de resolver conflitos e promover a paz social.