O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará inaugura, nesta sexta-feira (12/1), às 16h, o Centro Judiciário de Solução de Disputas (Cejusc-JT). Chamado também de Centro de Conciliação, o novo serviço do TRT/CE tem o objetivo de agilizar a solução de conflitos trabalhistas por meio de acordos. A cerimônia acontece no Anexo I do Tribunal e contará com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira.

“Apesar de a Justiça do Trabalho já resolver grande parte dos processos por meio de acordos, este espaço vem para facilitar e dar ainda mais celeridade aos desfechos das disputas judiciais”, explica o desembargador José Antonio Parente, que é coordenador das conciliações no TRT/CE e integrante da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação. Para o magistrado, o novo serviço é um avanço na forma de resolver conflitos e promover a paz social.

O Cejusc-JT conta com espaços idealizados para facilitar o diálogo e a negociação entre as partes e também com uma equipe de magistrados e servidores capacitados em conciliação e mediação. Essa estrutura diferenciada, segundo o desembargador Antonio Parente, contribui para um entendimento mais rápido e satisfatório entre empregados e empregadores.

O Centro de Conciliação do TRT/CE também está preparado para solucionar disputas coletivas. As partes envolvidas nesse tipo de conflito, como sindicatos e empresas, podem solicitar a mediação e a conciliação pré-processual. O objetivo é permitir que demandas dessa natureza sejam resolvidas antes do ajuizamento do dissídio coletivo, evitando-se, assim, o início de greves, por exemplo.

As audiências de mediação e de conciliação podem ser requeridas por qualquer uma das partes interessadas ou por seus advogados. É só solicitar à unidade onde está o processo que ele seja remetido ao Cejusc-JT, que, por sua vez, notificará os interessados para comparecerem à audiência. O Centro atende demandas do primeiro e do segundo grau da Justiça do Trabalho.

Inauguração do Centro de Conciliação do TRT/CE
Data: 12 de janeiro de 2018, às 16h