O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

Todavia, a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”, revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar, incentivar e massificar a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.

É comprovado que a prática de exercícios físicos atrelada com uma alimentação saudável é recomendada por todos os especialistas em saúde para manter uma boa qualidade de vida.

Nesse contexto, a Comissão de Esporte e Lazer da OAB Ceará – CEL busca através de parcerias ofertar aos advogados a prática de atividades esportivas que proporcionem lazer e bem estar, além de interação social entre os membros da classe.

No ano de 2017 a CEL realizou o já tradicional campeonato de futebol society envolvendo 16 equipes, 02 (dois) campeonatos de vôlei de praia, o primeiro campeonato de beach tennis dos advogados e o 1º Circuito de Vida Saudável, na Praça da OAB, com aulas de ritmos, muay thay, pilates e cross fit.

É válido ressaltar que a CAACE oferece também aos advogados que desejam praticar uma atividade esportiva, o Programa “Pedal Legal”, com passeios ciclísticos pela cidade nas noites das quartas feiras (a partir das 19hs), bem como um programa denominado “Medida Legal”, criado para incentivar a perda de peso e de medidas de advogados e advogadas através de um acompanhamento nutricional gratuito, sendo o participante avaliado por bioimpedância e recebendo um plano alimentar individualizado, tendo o programa uma duração de 03 (três) meses.

Evandro Matos
Presidente da comissão de Esporte e Lazer.