Na última sexta-feira (09/02), o presidente da Comissão de Direito de Saúde, Ricardo Madeiro, recebeu representantes do Sindicato dos Médicos e do movimento grevista do Hospital João Elísio de Holanda, na cidade de Maracanaú. O encontro aconteceu na sala da presidência. A unidade hospitalar foi inspecionada na manhã de ontem por dirigentes da OAB-CE. Na ocasião, foi apresentado à Comissão da Ordem cearense as justificativas e solicitado o apoio da instituição.

Ricardo Madeiro, presidente da Comissão de Direito de Saúde da OAB-CE, comentou sobre a inspeção realizada ontem e os pontos mais críticos. “Verificamos a parte da estrutura física, a contratação dos profissionais de saúde e trabalho dos médicos. Hoje, temos em torno de 70 profissionais terceirizados e 30 concursados, e isso tem que ser solucionado o mais imediato. A contratação tem que ser por concurso público”.

Os médicos de Maracanaú estão em greve desde o dia 15 de janeiro. A iniciativa partiu após a notícia do fechamento da Emergia Pediátrica do hospital, o que para Edimar xxxxxxx, representante do Sindicado dos Médicos, vai gerar diversas consequências prejudiciais. “Reinvindicamos também a volta da carga horaria dobrada no final de semana, que foi retirada. Além da implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs), que já foi votado há mais de seis anos”, disse.

Os manifestantes relatam que o desejo não é continuar de greve, mas que a iniciativa foi à única forma para forçar a gestão de negociar. “O atendimento a população já era difícil por conta das condições do Hospital, e toda a população é prejudicada. Nossa intenção é que sejamos ouvidos e tudo se resolva o mais rápido possível”, defendem as representantes do movimento grevista no Hospital, Priscila Magalhães e Carla Parente.